terça-feira, 7 de setembro de 2010

Onde termina o rio - Charles Martin

Editora: Record
Autor: Charles Martin
Ano: 2010
Número de páginas: 448
Onde Comprar: Saraiva
Nota: 10

"A vida é uma série de ois e tchaus. Isto... é um tchau. Mas não é nosso último oi"

Abbie foi diagnosticada com um câncer terminal. Mas ela tem uma pequena lista de coisas que gostaria de fazer antes de partir. Com a ajuda do marido, Doss, Abbie vai realizar seus sonhos de uma vida inteira em apenas uma semana.

Se você tivesse que escolher somente um livro para ler esse ano, eu lhe diria: "Leia "Onde termina o rio"". "Não. Você não se arrependerá"

Talvez você esteja pensando que a história é meio clichê. Afinal, esse não é o primeiro livro onde uma pessoa prestes a morrer faz uma lista de desejos e sai em busca de realizá-los.

Mas então, no que esse livro se difere dos outros?! Bem, cada um vai apontar aquilo que para si foi o algo a mais desse livro. Para mim o que mais me marcou, não foi o amor incondicional de Doss pela esposa. Ou todo o sacrifício que ele fez por ela. Ou a bela viagem deles pelo rio. Para mim aquilo que diferencia "Onde termina o rio" das outras histórias é a personagem Abigail Grace Elliot Coleman.

Abigail, ou simplesmente Abbie, é uma mulher que nasceu na tradicional cidade de Charleston. Filha de um influente político, desde muito cedo Abbie decidiu que seria conhecida por seus próprios méritos e não por sua posição social.

Linda, simpática e bondosa, Abbie via beleza onde para a maioria das pessoas só havia coisas feias

"Procure no que você vê e encontre aquela coisa que faz você querer olhar de novo"

Mesmo depois de ser diagnosticada com um tumor incurável, Abbie ainda mantinha em si toda a esperança e fé do mundo. E quanto mais ela definhava mais ela crescia.

Os capítulos do livro são alternados. Ora vemos a viagem de Abbie e Doss pelo rio. Ora vemos cenas dos dois no passado. E é contrastante a aparência de Abbie em uma fase e outra

Mas o que impressiona é que embora em um momento Abbie esteja bela e esplendorosa e em outro esteja pálida, careca e deformada, sua alma continua imaculada tornando-a um exemplo de como uma pessoa deveria viver e principalmente de como deveria escolher morrer. Acreditando em algo muito maior e bom apesar de toda dor e sofrimentopelos quais possa ter passado.

Ela foi a inspiração, a professora, a melhor amiga, a esposa e a amante de Doss. Ela acreditou nele quando nem ele mesmo o fez. Ela o salvou.
Doss é um homem incrível. Está longe de ser o homem dos sonhos, mas isso o torna mais real, fazendo com que acreditemos que homens como ele realmente existem. Ele lutou por Abbie e fez por ela coisas que muitos homens muitas vezes não são capazes, ou não desejam fazer.

"Abigail Coleman, não vou me casar com a ideia de você. Nem mesmo com a memória de você. Vou me casar com você. Então não se preocupe com quem vai se tornar. Eu vou amá-la mesmo assim."

Esse livro é uma verdadeira lição de vida. Uma lição de como se deve viver a vida. Talvez depois de ler esse livro você perceba que não precisa saber qual é o seu prazo de validade para fazer uma lista de desejos e tentar realizá-los.

"Eu estarei lá. Esperando. Então me enterre... onde termina o rio"


O rio está sempre presente no livro, porque além de fazer parte de um dos desejos de Abbie, ele também é usado pelo autor, Charles Martin, para fazer metáforas em relação a vida que conseguem te abalar e te fazer pensar.

Quando, por exemplo, ele compara o curso do rio ao curso da vida.

Para Doss embora o rio mude constantemente ele sempre deságua no mesmo lugar. O que eu podemos entender como: embora tenhamos classes, raças e religiões diferentes, a vida de todos um dia chega ao fim.

LEIA esse livro. Se apaixone. Se emocione. Se entregue.

Beijos...
Até a próxima!

5 comentários:

  1. Oi Tha!
    Geralmente, eu fujo de livros tristes. Principalmente por eu ter perdido dois entes queridos por causa de câncer recentemente. Mas gostei da dica. Quando eu estiver mais "pra frente", eu vou lê-lo! Um beijo,
    Dani Rodrigues
    www.notamosque.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece ser tão lindo! Desde a primeira resenha que li que me apaixonei e estou doida nesse livro!
    A cada resenha que leio, só tenho mais certeza de que preciso ler essa história!
    Espero que, ainda esse mês, eu consiga comprâ-lo - porque parece realmente uma ótima história!

    ResponderExcluir
  3. Ei Thalita! Tem notícias so Livro A última música que ganhei no seu blog?Ainda não chegou...

    ResponderExcluir
  4. Imagino o quanto vou chorar com esse livro! hahahah A história me parece ser ótima, muito doce e daquelas que ensina muitas coisas ao leitor *-*
    Estou louca para lê-lo!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, super preciso ler esse livro!! Adorei a sua resenha, me deixou ainda mais fascinada pela história, que deve ser linda e triste!
    Beijos!!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar no blog! Seu comentário será lido com todo o carinho e respondido o mais rápido possível =D

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.