segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Marina - Carlos Ruiz Zafón

Editora: Suma de Letras
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Ano: 2011
Número de Páginas: 192
Onde Comprar: Compare Preços
Muito Bom!






"As vezes as coisas mais reais só acontecem na imaginação, Óscar - disse ela - A gente só se lembra do que nunca aconteceu"


Marina, do autor Carlos Ruiz Zafón, é daqueles livros que te ganha, primeiramente, pela capa. Um convite a mergulhar em mundo de mistérios onde realidade e imaginação se fundem.

Depois vem a sinopse. Nada muito explicito. Um pequeno trecho que convida o leitor a querer descobrir mais sobre a história.

E então você resolve se entregar a essa leitura esperando talvez um drama, talvez um livro de mistérios, mas provavelmente não o que você acaba encontrando nele.


Marina era meu desejo de consumo desde que o vi em pré-venda na Saraiva Online. Acabei ganhando-o de natal e devorei-o em apenas um dia. Também pudera, são apenas cento e noventa páginas repletas de romance, drama, suspense e mistério que impedem que qualquer pessoa com o minimo de curiosidade tenha coragem de largá-lo.


Confesso que esperava algo totalmente diferente do que encontrei, mas em nenhum momento me decepcionei com o livro. Na verdade, fiquei surpresa. Pois embora minha mente ainda não tenha conseguido absorver tudo o que é exposto na trama, Marina se tornou um de meus livros favoritos.


Tudo começa quando Óscar Drai, um jovem de quinze anos, sai em mais um de seus passeios habituais pelas ruas de Barcelona e acaba por conhecer a jovem Marina. Um pouco mais velha que Óscar, Marina irradia algum tipo de feitiço que faz com que você logo se apaixone por ela.

Na verdade, Marina é madura e centrada e faz com que o leitor se impressione com sua forma de encarar o mundo.

Ela e Óscar resolvem, um dia, apenas por diversão, seguir uma velha senhora que vai ao cemitério no último domingo de cada mês levar flores a um túmulo onde não há nenhuma inscrição com exceção de um desenho de uma borboleta negra.

Quando chegam ao destino final da senhora descobrem uma velha casa abandonada com uma estufa, onde há o mesmo desenho da borboleta negra. Intrigados começam a investigar o caso, porém tão logo obtém informações sobre quem poderia ser o dono daquela marca descobrem-se presos em um mistério muito maior e muito mais perigoso do que haviam imaginado.


"Todos temos um segredo trancado a sete chaves no sótão da alma."


Não vou entrar em muitos detalhes para não estragar a surpresa de ninguém. Mas a verdade é que o livro é recheado de personagens memoráveis, como Gérman, pai de Marina, ex-pintor e ainda muito apaixonado por sua esposa, morta há tempos. Eva Irinova uma cantora de ópera deslumbrante que tem sua vida mudada completamente quando se casa com Mijail Kolvenik, um homem a frente do seu tempo que sonha em vencer a morte.

O livro é delicioso e se você, assim como eu nunca leu nada de Carlos Ruiz Zafón, antes vai se apaixonar pela forma atrativa como o autor escreve sobre sua Barcelona perdida no tempo.

A única coisa que ainda atormenta minha mente é que eu não tenho certeza se tudo pelo que Óscar e Marina passaram foi real ou não, pois como a  própria Marina gosta de dizer "...A gente só se lembra do que nunca aconteceu"



Leitura recomendadíssima!

6 comentários:

  1. Oi Thalita,
    Eu tbm postei a resenha de Marina hoje. rsrs
    Eu gostei muito do desenvolvimento do livro, mas confesso que tive dificuldade em comprar a ideia do autor. rsrs Achei tudo macabro demais!!! rsrs
    Mas é um livro que não consegui largar antes de terminar.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro até então eu estou no 3º capitulo na parte que o menino esta na casa de Germán falando que é inocente e até então eu estou amando!!!!

      Excluir
  2. Quero TANTO esse livro! A escrita do Carlos é sensacional, o cara tem o dom... nunca me decepcionei com nenhum livro dele, e tenho certeza que não acontecerá dessa vez :)

    Amei a resenha!!

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Adorei o livro Marina e gostaria de debater com alguém...
    Também fico me perguntando se as coisas que Oscar e Marina vivenciaram foram reais...
    Acho que ele realmente conheceu Marina, mas acho que aquelas aventuras não aconteceram, pois todos os envolvidos morreram, ninguém que fazia parte do cotidiano deles ficou sabendo dos fatos, nem mesmo o pai da Marina, e mais: o livro inicia com a frase "Marina me disse um dia que a gente só se lembra do que nunca aconteceu", e termina com "Às vezes duvido de minha memória e me pergunto se serei capaz de recordar o que nunca aconteceu".
    Ah, e como é que Marina, tão doente, conseguiria se envolver naquela aventura misteriosa, fraca como estava, correndo um grande risco de morrer...
    Não sei não...
    Abraços, Ana Paula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, então, exatamente por essas duas frases que você citou em seu comentário que também creio que tudo o que aconteceu, não passou de imaginação de ambos.

      Além disso, a história era bizarra demais para ter sido real rs

      Mas creio que nunca teremos certeza sobre isso, não é?! Podemos apenas divagar sobre tudo o que eles "passaram" e nos questionar se tais fatos foram reais ou não.

      Adorei seu comentário =D
      Obrigada por visitar o blog!

      Beijos =]

      Excluir
  4. Terminei de ler o livro ontem... Também me perguntei muito sobre isso, mas tirei uma interpretação a mais. "A gente so se lembra do que nunca aconteceu." SONHOS... Pra mim era tudo o que marina queria fazer e sabia que nao poderia, Marina queria viver! Todos os personagens tem seus sonos destruidos todos sao desiludidos e so resta a eles o pensamentod e como seria se tivessem feito as coisas diferentes? Só pensam em como a vida poderia ter sido e nunca aconteceu. Marina queria Óscar mais do que como uma amigo, ela queria um amor, queria proximidade, mas como ela mesma diz ele a bota em um pedestal enorme e nao sabe como subir. Talvez fosse so nisso em que ela pensasse. Para mim a historia a conteceu, pois ele fala de publicações em jornais, o desenhod e marina q ele recebe desaparece e nao se relata mais no livro, creio que td foi real menos o amor que Marina esperava viver,. Marina é condenada a SEMPRE SE LEMBRAR DO QUE NUNCA ACONTECEU... CONDENADA A VIVER DE SONHOS...

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar no blog! Seu comentário será lido com todo o carinho e respondido o mais rápido possível =D

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.