sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A menina que não sabia ler - John Harding

Editora: LeYa
Autor: John Harding
Ano: 2010
Número de páginas: 288
Onde Comprar: Saraiva

Muito Bom




Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. A menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia ela encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo.Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados.  Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender o irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros – únicos companheiros e confidentes – antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?

"Você já pensou como seria estar morto? As vezes acho que sei tão bem que já devo ter morrido e estou caminhando no exterior"

Até onde vai o poder de imaginação de uma pessoa? E até onde isso é saudável?

Quando iniciei a leitura de A menina que não sabia ler não fazia idéia do rumo que a história tomaria. Comecei o livro pensando que se tratasse de um assunto e o terminei... quase que chocada, para ser sincera, por descobrir que a história não se tratava em nada com o que eu havia pensado.

Em A menina que não sabia ler, somos apresentados à Florence, uma menina de 12 anos que vive com o meio irmão na mansão de Blithe, sob os cuidados de um tio, que pouco se importa se os sobrinhos estão vivos e cuja a única ordem foi de que Florence não deveria nunca ser educada, não aprenderia a ler ou escrever. (Eu sei. Ele é um babaca)

Florence e Giles passam seus dias brincando na mansão e nos seus arredores com o vizinho Theo, um garoto mirrado, que tem asma, e uma enorme paixonite por Florence.

Porém, conforme Giles cresce, vê-se a necessidade de um preceptora para educá-lo e é quando os problemas começam, porque Florence tem um segredo. Ela sabe ler. Mesmo contrariando as ordens de seu tio ela aprendeu a ler. E todos os dias visita a biblioteca da casa.

E se a nova preceptora descobrir seu segredo e tirar de Florence seus livros. E pior ainda, e se o fato de Giles ter de se ocupar com outras tarefas fizer com que ele se afaste dela?

Com um misterioso assassinado. Um plano bem elaborado de sequestro. Uma biblioteca proibida. E a imaginação fértil de uma menina, tudo pode acontecer dentro das paredes de Blithe.


Já notou que o livro é tenso. É um livro que surpreende porque você vê a mesma história por diversos ângulos e em um determinado momento você não consegue decicir quem é mais louco: Florence, John Harding, o autor do livro, ou você, que não conseguirá deduzir quase nada do livro até os últimos capítulos e que quando terminar, provavelmente estará mais confuso do que quando começou.

É um livro que mostra que a imaginação pode ser uma coisa ruim. Bem ruim.

Recomento muito o livro. E quem for ler, tenha paciência e preste muita atenção em tudo o que acontece, porque as respostas para todas as dúvidas se encontram dentro deste belo e surpreendente romance, a partir de sua primeira página (Fica a dia =D).


Beijinhos,
Até à próxima!

10 comentários:

  1. Quando terminei a leitura, fiquei extasiada! O livro é surpreendente, muito mesmo. Adorei o livro e achei o autor corajoso, diferente...enfim, acho que todos que lerem, vão sentir algo imprevisível.

    Muito bom o livro!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Por essas linhas dá muita vontade de ler o livro!
    Acabou de entrar pra lista de novas aquisições! ;)

    ResponderExcluir
  3. Esse livro deixa uma sensação de ambiguidade, entre gostar e não gostar. Mas como um todo, gostei bastante da história.

    Um beijo,
    Dri Ornellas
    http://a-menina-do-fim-da-rua.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu li o livro e amei!
    Mas eu queria saber se vai ter continuação..
    beijos!

    ResponderExcluir
  5. @An�nimo

    Aparentemente o livro não terá continuação.

    É somente um livro mesmo. O que acontece depois do fim da história é por conta de nossa imaginação rsrs

    ResponderExcluir
  6. Nossa, me perdoem, mas pra mim o livro ficou sem sentido no final. Afinal ela sonhou tudo aquilo, ou realmente uma garota de 12 anos virou uma assassina e ninguem descrobriu? Tudo pra ficar perto de seu irmão? Alguém pode me ajudar!!

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, o livro mostra que qualquer um que ama de verdade é capaz de tudo pela pessoa. Não importa se é irmão, namorado, marido, etc.. Sempre fará o possível e o impossível pra estar sempre perto, protegendo o ser que ama. A flô é e sente o que a maioria das pessoas. A diferença é que ela fez tudo como os contos que ela lia em seus livros. (:

      Excluir
    2. Na real, o bom da história é que o autor deixa por sua conta decidir se foi tudo imaginação dela ou se foi real... Acredito que tenha sido um pouco dos dois(tipo, eu acho que aquela coisa lá dos espelhos era só paranoia dela, assim como acho que ela mesma tenha matado a antiga perceptora.)
      Eu realmente não esperava um final como aquele, me surpreendeu muito.
      Mas eu gostei!

      Excluir
  7. Deu a peste agora...não sei! kkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. nossa pra ser sincera adorei o livro mas qndo chegou no final eu fiquei de queixo caido pq eu esperava mais apesar dela ter matado a sua antiga madrasta q era a mãe do seu meio irmão e ninguém ter descoberto nada , esse autor é sem noção , fez uma historia linda de amor fraterno mas não sou terminar a historia

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar no blog! Seu comentário será lido com todo o carinho e respondido o mais rápido possível =D

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.