quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Tudo aquilo que nunca foi dito - Marc Levy

Editora: Suma de Letras
Autor: Marc Levy
Ano: 2011
Número de Páginas: 241
Onde Comprar: | Compare Preços |

Ótimo!





"...a gente pode culpar a nossa infância, acusar interminavelmente nossos pais por todos os males que nos afligem, incriminar a eles pelas provações da vida, por nossas fraquezas, nossas covardias, mas, no fim, nós somos responsáveis pela nossa própria existência, nós nos tornamos o que decidimos nos tornar"


Julia Walsh sempre teve uma relação conturbada com o pai. Sua vida foi marcada por desapontamentos e rancores contra o homem que nunca estava presente em casa, estava sempre ocupado, trabalhando e que nunca tinha tempo para a filha ou para a esposa doente. 

Conforme Julia crescia, mais pai e filha se afastavam e a ideia de que Julia e seu pai não tinham mais nada em comum só crescina na jovem.
Uma reaproximação entre eles se tornava cada vez mais distante. Até que quatro dias antes de seu casamento, Julia é surpreendida pela noticia da morte do pai.

No lugar onde deveria existir uma tristeza profunda, simplesmente não existia nada, pois Julia de fato, nunca conhecera aquele homem, como poderia dizer que iria sentir sua falta? Ela na verdade sentia apenas raiva, porque até mesmo ao morrer, Anthony Walsh conseguiu arruinar uma parte importante de sua vida: seu casamento, que teve de ser adiado devido ao enterro.

Porém, como se não bastasse todos esses acontecimentos, no dia seguinte ao enterro, Julia recebe uma imensa caixa com algo surpreendente dentro. Algo que lhe dará uma segunda chance para conhecer o homem que há muito ela não chamava de pai. Uma segunda chance para um antigo amor, para uma antiga vida. Para que Julia e Anthony digam finalmente, um ao outro, tudo aquilo que nunca foi dito.


"A memória é uma artista estranha, refaz as cores da vida, apaga o medíocre, guarda só os traços mais bonitos, as linhas mais tocantes"


Não tenho palavras para descrever todos os sentimentos que tive durante a leitura deste livro. É um livro encantador e muito surpreendente. Comecei a leitura imaginando uma coisa, mas o autor nunca seguia por muito tempo na mesma direção. Fiquei surpresa muitas, e muitas vezes. Ri muito. Interrompi a leitura algumas vezes para não ensopar o livro com minhas lágrimas. Torci pelos personagens e tive vontade de matar alguns em certos momentos, embora mais tarde acabasse por descobrindo que aquele personagem em questão só agira de tal modo por ter motivos para isso.



"Pare de projetar no futuro, Julia. Não há cacos a colar, só coisas a serem vividas e elas nunca acontecem como previsto. Mas o que eu posso dizer é que passam numa velocidade absurda."


O desenrolar da história é lindo. A forma como aos poucos Julia baixa a guarda e se permite amar o pai. O presente que Anthony dá a filha ao morrer, coincidetemente no dia de seu casamento, e com isso, fazer com que Julia questionasse se estava tomando a atitude correta ao se casar com Adam. A busca por uma vida a muito esquecida. O amor de Julia e Tomas, que embora não seja o ponto principal do livro, é um fato desencadeante de muitas outras coisas. O final que me deixou estupefata, sem fala, e me manteve acordada por um longo tempo sem conseguir dormir, sem conseguir acreditar como o autor conseguiu me enganar daquele jeito rs
 
 
O toque mágico que Marc Levy dá a história, torna o livro único, emocionate e inesquicivel.


Leitura recomendadíssima!

7 comentários:

  1. Sua resenha me deixou desesperada para ler o livro! Aliás, todas as que eu li até agora se mostraram super favoráveis ao livro. Eu gosto de histórias dramáticas (e acho que esse é um ingrediente que não falta nesse romance), por isso já estou decidida de que irei ler :)

    Ótima dica!

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  2. Depois me conta o que achou. Estou louca pra ter alguém com quem debater sobre o livro e sobre "aquele" final rsrs

    Beijoks

    ResponderExcluir
  3. Ainnn, tem um 'outro" na história? hehhehehe

    Acho que vou amar, parece um daqueles livros que lhe dão uma balde d´água, tal como do Nicholas :)


    Beijo,
    Lariane - www.leiturasedevaneios.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?

    Sua resenha ficou ótima, e como se não bastasse a capa e sinopse para me deixarem super interessada por ele, sua resenha fez com que eu tivesse uma vontade louca de ler.

    Beijos :)

    Caah - Open Mind
    http://openmindbook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Thalita, depois dessa frase de inicio, é impossivel não querermos ler esse livro, simplesmente demais! Tenho que ler!

    ResponderExcluir
  6. Não sabia que o livro é sobre isso!
    mas gostei da sua resenha e achei a tematica interessante... Sobre chances, reaproximação, relacionamento pai-e-filha... Deve mesmo ser lindo.. Olhando a capa, o nome e lenndo a resenha, quase tive vontade de chorar!!

    bjs
    hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  7. Adorei! Sempre deixamos de falar algo, realmente.

    ...

    Desculpa, incomodar-te, mas estou ajudando minha amiga a divulgar o trabalho dela, se você puder colaborar divulgando no seu facebook, blog ou quem souber de alguém que possa indicar ou quem sabe, se você mesmo estiver interessado, que entre em contato!

    Desde já, agradeço mais uma vez a ajuda e o carinho.

    O nome dela é Nathália Faria.

    Ela é do Rio de Janeiro.

    Seu e-mail é: nathalia.faria@gmail.com

    Seu facebook é: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002691968676

    Ela trabalha com planos de saúde e num estúdio localizado em Botafogo (gravações de música/CD e também aulas de música - violão, guitarra, percussão, baixo, teclado, cavaquinho, bandolim, bateria e sopro).

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar no blog! Seu comentário será lido com todo o carinho e respondido o mais rápido possível =D

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.