Outro dia, estava eu, andando com a minha irmã pelo camelódromo da minha cidade, quando começamos a discutir sobre livros (algo que a gente adora fazer rs), e acabamos chegando a um assunto bem interessante: o fato de que alguns livros atualmente simplesmente viraram modinha (exemplos: Crepúsculo e companhia rs).
Ok, já ficou claro que 'os vampiros' é a nova onda do momento, mas acreditem pessoinhas, existe vida além de Crepúsculo.
Atualmente varias meninas (e até alguns meninos também) se dizem apaixonados por livros. Dai você se vira e pergunta para eles:
- Mas qual é o seu livro preferido?
- Crepúsculo claroooo!!
- Mas você leu algum livro além desse?
- Claro que li né amor. Eu li Lua nova, Eclipse, Amanhecer, Diários do vampiro, Drácula...
(Para tudo!!!) - Você leu alguma coisa que não tenha um personagem com dentes pontudos?!
- Ehhh...NÃO!!
Não me entendam mal. Eu também adoro Crepúsculo. Já li variooosss livros com vampiros e outros seres místicos na estória; são livros sobre coisas irreais que com certeza trazem muita diversão, e só. Eles não lhe ajudam a formar sua opinião, não o fazem se questionar sobre coisas importantes e não lhe acrescenta nada no quesito conhecimento (A não ser que você considere algo crucial saber as formas inovadoras que os vampiros encontraram para se expor ao sol rs)
Mas falando sério, eu me pergunto o que vai acontecer com esse pessoal, que segue a modinha dos dentes pontudos, quando os vampiros saírem de moda, forem peça de museu?! rs
Gente há uma infinidade de livros, um melhor que o outro, só esperando para ser lido, para ser descoberto.
Não estou dizendo "não leiam os livros da moda". Claro que vocês devem ler (eu também leio rs), mas tenham consciência de que existe mais...Muito mais além do que todo mundo conhece! Não leiam só porque é o que todo mundo está fazendo no momento. Não leiam porque esta na moda andar pra baixo e pra cima na rua com a cara enfiada em um livro sobre vampiros.
Vamos ser realistas, a probabiliade de um vampiro se mudar para a sua cidade e se apaixonar por você são minimas. Então ler livros que tratem um pouco mais da realidade, de nossas vidas, pode ser bem legal também, acreditem.
Ok fica dado o recado então! Em posts futuros, vou falar um pouco dos clássicos que eu adoro!! As obras de Jane Austen, Emily e Charlotte Brontë e Shakespeare rs Vocês vão entender rapidinho porque digo que existe muito mais além da febre dos vampiros rsrs
Agora, sintam-se livres para se revoltar contra mim ou me apoiar, deixando seu comentário. Eu realmente quero saber como vocês se sentem em relação a essa moda que virou o habito de ler.
Beijinhos queridos leitores!!
Amo vocês =D*

Legal o que tu falou, concordo plenamente.
ResponderExcluirTambém já li os livros do Crepusculo, e várias amigas minhas (que nao leem) me pediram emprestado... Sei lá, comecei a ler mais ano passado, mas não foi com esses livros de vampiros hahahah
Foi com os da Carol Teixeira, não sei se conheces, se tu se interessar (De abismos e vertigens, e Verdades e Mentiras).
Também percebi que agora todo mundo ta lendo, e geralmente as pessoas que nao liam antes, quando tu ve lendo algo, tá com um dos livros da saga. É engraçado, mas triste, porque realmente esse pessoal nao sabe o que ta perdendo :D
:*
Concordo com você em alguns aspectos, mas acho que podemos tirar proveito desse modismo!
ResponderExcluirAcredito que esses livros podem servir como uma porta de entrada para o habito da leitura!
Sem contar que existem alguns livros com personagens de dentinhos pontudos que são muito interessantes, como os da Anne Rice em especial "A rainha dos Condenados" e "Entrevista com o Vampiro".
beijoosss
http://romancenaestante.blogspot.com/
Concordo com vc moça...tenho 24 anos e me lembro de qd começei a ler com o pequeno príncipe que minha mãe me deu (até ele está na moda =P)...depois disso passei por autores classicos da Infância, me lembro com carinho do fantástico misterio de feinhurinha...e cheguei no colegial lendo Machado de Assis, Memórias Postumas é divino, embora pouca gente goste...
ResponderExcluirAdoro Shakespeare, li Hamlet em forma de peça como foi orginalmente escrita, e foi uma reflexão e tanto..Li Casa Grande Senzala, foi difícil mas hj me orgulho de ter lido^^
Meu livro favorito é Senhor dos Anéis, embora esteve na moda uma época são poucos que leram, é um livro complexo...
Hj eu faço faculdade de Psicologia, eu leio e mto por conta disso, mto texto complexo, extenso e recheado de reflexões...qd vou ler algo por aqui acabo nos mais facinhus hahaha...o último que li e me apaixonei foi A Dança da Floresta já leu?
Mas nas férias eu vou ler Anne Rice, pq essa sim fala de Vampiros da forma mais envolvente do mundo...^^ Já leu André Vianco? Tb eh mto bom e não tô feijão com arroz...
Ixi falei demais, qd o assunto eh livro eu viajo hahaha =]
Boa Sextaaa
Miquilis
Bru
Realmente livros da moda são uma perdição, no entanto como já foi dito acima, é um meio de criar o hábito de leitura (entre os jovens em sua maioria, já que são eles que seguem mais moda).
ResponderExcluirÉ bom lembrar que a leitura é uma forma de formar opiniões e até a própria personalidade, além de desenvolver o vocabulário, o conhecimento e aumentando a capacidade crítica do indivíduo. Ler livros é algo maravilhoso, mas é bom sortir os estilos, passando desde Agatha Christie, Antoine de Saint-Exupéry, Anne Rice, Sheakespeare até Machado de Assis, Raul Pompéia, Eça de Queiroz, Florbela Espanca e Fernando Pessoa.
Então digo sim a modinha que leva a outros caminhos da sabedoria e leitura, e não a modinha que prende e aliena as pessoas, afinal para isso temos a televisão.
PS...
Adorei o post... estes livros modinha... nao li nenhum.. n tive o minimo interesse, estou ainda no começo mas pretendo acabar de ler o livro O mundo sem fim, cerca de 900 paginas... tô com uma certa preguicinha de ler... mas espero terminar... mesmo q demore!!!
ResponderExcluirQue bom encontrar textos que falem da alienação jovem, diante daquilo que seria a nossa salvação. "Ler faz um povo crítico". Com certeza faria, mas não diante das obras que nos apresentam hoje. Fantasia nem sempre constrói um povo mais politizado.
ResponderExcluirEscrevi sobre este tema em meu blog: http://nomilktoday.blogspot.com/2011/02/o-carcere-da-leitura-quando-fantasia.html
Espero que possa contribuir com sua opinião.
Parabéns pelo texto Thalita.
Beijos :D