segunda-feira, 28 de maio de 2012

Em busca de WondLa - Tony DiTerlizzi

Editora: Intrínseca
Autor: Tony DiTerlizzi
Ano: 2012
Número de Páginas: 400
Onde Comprar: Compare Preços

Muito bom!






"Sinto que sou um indíviduo melhor por nossos caminhos terem se cruzado, mas minha viagem continua em uma direção diferente da sua"


Eva Nove é uma jovem de doze anos que vive em um Santuário subterrâneo com Mater, sua tutora, uma rôbo que tem a missão de educar e preparar Eva para todos os perigos que ela pode enfrentar ao deixar o Santuario. Tudo o que Eva possui que veio de fora do local onde vive é uma fotografia onde pode-se ver a imagem de uma garota, um homem e um robô e onde muito mal lê-se as letras "wond L. a." O que faz com que ela passe a chamar carinhosamente aquele objeto de WondLa. Eva sonha com o dia em que finalmente estará pronta para sair à surpeficie e encontrar o significado daquele objeto.

Porém um estranho invade a casa de Eva e força a garota e Mater a deixar a segurança do Santuario muito antes do que elas planejavam. Agora, do lado de fora, ela terão que lidar com uma quantidade enorme de coisas desconhecidas, uma vez que aparentemente todas as coisas que Eva aprendeu sobre a Terra estão erradas e em nenhum momento ela fora treinada para lidar com árvores carnívoras, aranhas gigantes e caçadores de recompensa que trabalham para uma rainha terrível.

No entanto Eva conhece Andrílio Kritt, um dos seres estranhos que habitam o planeta agora e ele se torna, mesmo contra sua vontade, o guia de Eva e Mater nessa jornada para encontrar  os outros seres-humanos do planeta e entender porque nada é como deveria ser. É ele também que irá ajudar Eva a encontrar o seu WondLa. E durante essa busca, a garota vai descobrir muito mais do que imagina sobre o que aconteceu com o planeta, porque ela está sendo perseguida e porque aparentemente não existem outros como ela vivendo na Terra.

Mas acima de tudo, Eva vai descobrir o verdadeiro significado do que é o WondLa além de aprender o que é o amor e amizade verdadeira, que vão muito além das diferenças fisicas e culturais.


Esse é um daqueles livros que você lê rapidamente e quanto mais se aproxima do final mais deseja que o livro não termine. Uma história mais voltada para o público infanto-juvenil, mas que em nenhum momento deixa de cativar e encantar leitores mais velhos. É ao mesmo tempo uma aventura incrível, daquelas que te transportam para um outro mundo, onde tudo é possível, e que trazem uma mensagem linda sobre determinadão e coragem e sempre lutar por algo no qual realmente se acredita.

Eva é um protagonista encantadora. Ela é inteligente e esperta, madura na maior parte do tempo, mas bem fiel ao que uma pré-adolescente, nessa idade,  normalmente é. Ela quer ser uma adulta, porém ainda tem um pé na infância, e isso fica bem visível em uma das minhas cenas favoritas, onde Eva conversa com seus antigos bichos de pelúcia (os quais ela se livrou por achar que era muito velha para manter em seu quarto). Algumas vezes ela age como uma verdadeira adulta, em outros ainda é uma criança, com seus medos e anseios em relação ao total desconhecido.

Durante boa parte do livro os únicos personagens que temos são Eva, Mater e Andrílio, mas em nenhum momento isso torna a leitura monótona. Os diálogos são bem contruidos, as descrições transportam o leitor para dentro do livro, sem que sejam cansativas.

Outro ponto super positivo é o trabalho gráfico da editora. O livro é lindo! Cheio de ilustrações (feitas pelo próprio autor), com mapas, e tudo o mais o que facilita ainda mais a imersão do leitor neste mundo totalmente novo e fascinante.

Vale muito a pena! Ao escrever essa resenha já sinto minha vontade para ler o próximo livro (A hero for WondLa) aumentando. Corra e embarque nessa aventura!



"- Eu me sinto... tão... pequena - Eva fruía toda aquela vastidão estrelada - Tão... insignificante.

- Pequena talvez - Andri mantinha o olhar fixo nos anéis - Insignificante, nunca, Eva Nove. Nenhum ser vivo é insignificante".

2 comentários:

  1. Estou lendo esse livro, e estou amando... É realmente muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sarah,

      o livro é muito bom, não?! Eu não imaginava que fosse gostar tanto. Que bom que vc está gostando tmb =)

      Ótima leitura!
      Beijos,
      Tha

      Excluir

Obrigada por comentar no blog! Seu comentário será lido com todo o carinho e respondido o mais rápido possível =D

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.