Autor: Craig Silvey
Ano: 2012
Número de Páginas: 320
Onde Comprar: Compare Preços
Ótimo! |
"Quanto mais descubro, quanto mais desvendo, quanto mais sei, menos
entendo"
Quando em uma noite de verão, Jasper Jones bateu na janela de Charlie Bucktin procurando ajuda, e Charlie prontamente o seguiu sem saber ao certo o que Jasper Jones poderia querer com ele, o garoto jamais imaginou que sua vida mudaria de uma forma tão grande.
A verdade é que Charlie não estava nenhum pouco preparado para ver o que viu. No momento em que descobriu o terrível segredo que Jasper Jones escondia, ele desejou voltar no tempo e apagar aquilo de sua mente. A verdade era tão difícil, tão cruel. Mas não havia mais volta. Agora Charlie Bucktin e Jasper Jones, dois adolescentes com tão pouco em comum, estavam unidos por um segredo terrível, que poderia abalar toda a cidade de Corrigan e destruir muitas vidas, se revelado.
O Segredo de Jasper Jones foi para mim uma leitura surpreendente. De inicio fiquei assustada com a narrativa do autor que é muito real e pouco "romântica". As palavras são duras, e Silvey simplesmente diz o que tem que dizer. Sem enrolar, sem procurar por palavras mais bonitas. Outro ponto que me surpreendeu e de um forma muito boa foi como os personagens são maduros. Como o protagonista tem apenas 14 anos, eu imaginava que o garoto seria mais infantil.
Charlie porém, pensa muito sobre a vida, o certo e o errado, o justo e o injusto e faz com que durante a leitura nos questionemos sobre esses pontos também, afinal, o livro trata principalmente sobre esses temas: justiça, preconceito, verdades que se tornam mentiras e mentiras que de tantas vezes contadas se tornam verdade.
Jasper Jones é o pária da cidade. Tudo de ruim que acontece é culpa do garoto. Órfão de mãe e filho de um pai que mais vive bêbado do que sóbrio, Jasper mantem uma postura confiante e destemida. Porém logo fica claro que o garoto não é tão forte como aparenta ser.
Durante a maior parte da leitura me senti incomodada e desconfortável, quase como Charlie carregando seu segredo. É quase impossível não ficar com raiva das atitudes de alguns personagens, que são tão fracos a ponto de ignorarem coisas tão obvias.
Apesar disso o livro me proporcionou muitas risadas e suspiros também. As discussões entre Charlie e seu melhor amigo Jeffrei Lu são hilarias, e a paixão de Charlie pela adorável Eliza Wishart é encantador.
O final do livro foi surpreendente e eu simplesmente não consegui segurar algumas teimosas lágrimas que insistiram em cair. Um livro bonito, tocante e simples. Craig Silvey é brilhante. Você pode pensar facilmente que Charlie Bucktin e Jasper Jones são garotos reais. Pensando bem, eles provavelmente são. Garotos como muitos que conhecemos. Lutando guerras que não vemos, guardando segredos que muitos jamais conhecerão.
E embora minha resenha tenha ficado extensa sinto que poderia falar muito mais sobre esse livro tão marcante. Só lendo mesmo para entender.
"...eu lhe diria que a vida pode ser mais fácil se você ceder um pouquinho,
mas é melhor se você se agarrar a algo com tanta força que seja impossível
desistir"
Confira o Book Trailer:
Olá!!
ResponderExcluirEssa capa é muito lindo!
Adoro livros que causam esses sentimentos na gente, de ódio e ternura!
eu não conhecia o livro, então gostei da dica.
Beijos,
Samantha Monteiro
Word In My Bag
(dá uma passadinha lá)
http://wordinmybag.blogspot.com
Oi Samantha,
ExcluirÉ exatamente esse sentimento que este livro causa. Quando tiver oportunidade leia. Você vai gostar =)
Beijos ^^
Ola gostei da sinopse,fiquei curiosa pra saber o segredo dele, minha empresta o livro rsrs
ResponderExcluirAh eu não leria pela capa, não gostei dela mas a história parece boa
e o vídeo esta interessante deu vontade de ler
bjos