Ano: 1939 (EUA)
Gênero: Romance, Drama
Direção: Victor Fleming
Muito Bom! |
"Afinal de contas, amanhã será outro dia"
E o vento levou é um clássico do cinema vencedor de 10 Oscar, e eu me sentia uma das poucas pessoas no planeta a não tê-lo assistido ainda.
Por isso enquanto zapeava pelos canais a cabo da minha tv e vi que esse filme estava sendo exibido no TCM não pensei duas vezes e e resolvi assisti-lo. Perdi os primeiros vinte minutos da exibição, mas confesso que isso não atrapalhou meu entendimento da história, embora agora, eu deseje assisti-lo novamente desde o inicio.
E o vento levou é ambientado no estado da Georgia durante a guerra civil amrericana (Aquele guerra entre os estados do Norte e do Sul dos EUA, lembram-se?) e tem como protagonista Scarlett O'Hara (Vivien Leigh), uma jovem voluntariosa, filha de um rico fazendeiro do Sul.
Ela é apaixonada por Ashley Wilkes, filho do fazendeiro vizinho, mas este fica noivo da doce Melanie Hamilton. Em meio a esta descoberta, Scarlett conhece Rhett Butler, um cavalheiro de má reputação. Butler se apaixona instantaneamente por Scarlett, que não o retribui. Para fazer ciúmes em Ashley, Scarlett casa-se com Charles Hamilton, irmão de Melanie. Após os casamentos, Ashley e Charles partem para a Guerra Civil, recém-declarada. Contudo, Charles morre pouco tempo depois disso (e lá se vai o primeiro marido de Scarlett)
A jovem então vai morar com a cunhada, Melanie, e passa a servir como enfermeira no Sul, onde chega até mesmo a passar fome. Quando volta para casa, depois do fim da guerra, descobre que sua família está em ruínas e que toda sua fortuna não existe mais. Scarlett está pobre. Mas não pretende ficar assim por muito tempo. Ela casa-se novamente, agora com Frank Kennedy, um homem que mesmo em meio a guerra conseguiu se reerguer e prosperar nos negócios.
Mas nada é fácil para Scarlett e em pouco tempo sua vida virará de cabeça para baixo novamente, colocando a prova sua força e determinadão.
Entre uma vinda e outra do destino, Rhett Butler sempre acaba por surgir no caminho de Scarlett e ele é o principal motivo do final inesperado deste filme.
Memorável. Com seus 233 minutos de exibição ( é o 2° filme mais longo da história a entrar nos circuitos dos cinemas) este filme realmente merece todas as criticas maravilhosas e positivas que recebeu durante todos esses anos, desde seu lançamento.
Todos os personagens, até mesmo aqueles de pouco destaque são únicos e fazem toda a diferença para a história. E a protagonista diverge de forma espantosa da maioria das protagonistas.
Scarlett deixa claro que não importa o que tenha que fazer, matar, roubar, mentir, trair, ela jamais passará fome novamente. Jamais ficará sem dinheiro. E ela realmente faz quase tudo isso. Não se importando para o que outros pensam, não se importando com os meios, desde que consiga seus objetivos.
É impossível não se impressionar com a força dessa mulher. Uma personagem inesquecível, com toda a certeza. E claro (momento suspiro) só poderia ter seu coração domado por um homem tão apaixonante quanto Rhett Butler.
Filme recomendadíssimo! Não espere mais. Se ainda não viu, aproveite esse final de semana e assista a este eterno clássico. E quem já viu, sabe que este é um filme que vale a pena assistir muitas e muitas vezes novamente.
AAAAAAAAAAAAH!
ResponderExcluirÓtima resenha, eu tenho o filme e
é fantástico! Scarlett é uma vaca,
mas mesmo assim, gosto dela!
Fiquei sabendo que tem o 2, mas foi feito na
década de 90, com outros atores e deve
ser uma m*
Bom sábado!
"Scarlett é uma vaca" Eu ri muito!
ExcluirSim, sim. Ela não mede esforços pra conseguir o que quer, não é?!
Mas acho que é por isso que gostei tanto dela. Ela não é uma donzela indefeza como a maioria das protagonistas.
Fiquei sabendo sobre o livro "Scarlett", que é uma continuação de "E o vento levou..." e que foi escrito por outra autora. Mas não sabia que tinha filme tmb.
Vou me informar melhor.
Beijos Gabi!
eu já tinha visto esse filme a una anos atras e eu lembro q tinha amado, mas nem lembro muito do filme, por isso q pedi emprestado o dvd pra minha prima, pra eu poder rever.
ResponderExcluirNunca assisti o filme, nem me interessei por assistir um dia. Adoro filmes, mas os antigos não me agradam muito ( só filmes infantis ). Sou infantil e prefiro um bom filme de comédia ou aventura.
ResponderExcluirMesmo assim eu gostei da sua resenha. Scarlett virou meu nome favorito.
Abraço
Caio Rodrigues
http://linhasdeencanto.blogspot.com.br/