terça-feira, 17 de abril de 2012

Delírio - Lauren Oliver

Editora: Intrínseca
Autor: Lauren Oliver
Ano: 2012
Número de Páginas: 342
Onde Comprar: Compare Preços

Bom!





Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos. Lena Haloway está entre os jovens que esperam ansiosamente esse dia. Viver sem a doença é viver sem dor: sem arrebatamento, sem euforia, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, ela será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado. Ela nunca mais precisará se preocupar com o passado que assombra sua família. Lena tem plena confiança de que as imposições das autoridades, como a intervenção cirúrgica, o toque de recolher e as patrulhas-surpresa pela cidade, existem para proteger as pessoas. Faltando apenas algumas semanas para o tratamento, porém, o impensado acontece: Lena se apaixona. Os sintomas são bastante conhecidos, não há como se enganar — mas, depois de experimentá-los, ela ainda escolheria a cura?


Delírio é um livro bom. A história é criativa e a narrativa da autora é simples e objetiva, o que torna a leitura fácil e rápida. Mas pra mim, ainda assim, faltou alguma coisa nesse livro que fizesse com que eu me apaixonasse por ele. 


Estava doida para lê-lo desde que fiquei sabendo sobre o lançamento. Adoro distopias e esperava muito desse livro, o que provavelmente contribuiu para a minha decepção. A história é boa, mas é muito simples. A autora se apega a detalhes que poderiam simplesmente ser ignorados. E passa por outros, mais interessantes, muito vagamente. Como a leitura é fácil, você lê, lê, lê e não percebe que já leu quase todo o livro. Mas quando a leitura termina fica com a sensação de que tudo poderia ter sido resumido a um número bem menor de páginas.

Outro ponto que me irritou foi a previsibilidade da história. Logo nos primeiros capítulos eu já podia deduzir o que aconteceria no livro todo. Isso foi um pouco chato. Somente o final realmente conseguiu prender minha atenção a ponto de eu ler tudo direto até chegar a última página e me deixar curiosa para o próximo livro (acho que a autora guardou o melhor para o final).

Apesar disso, consegui salvar algumas coisas da leitura. A parte reflexiva da obra é muito bem trabalhada. A questão do amor é abordada de uma forma muito delicada e sensível. Gostei porque a autora explorou vários tipos de amor (embora o romance seja o mais presente), como o amor de mãe e filha, e o amor de duas melhores amigas que cresceram juntas e estão prestes a se separar.

A questão mais importante da história é: o amor é uma doença, ou a cura para todos os males? Será que vale pena morrer por amor? Mas será, também,  que vale a pena viver em um mundo sem amor?


"Amor: ele vai matá-lo e salvá-lo, ao mesmo tempo"



O livro é bom e vale a pena conferir. Minha dica é: não comecem a leitura com muitas expectativas, assim é possível que vocês gostem mais do livro do que eu gostei rs


"Amor: uma única palavra, algo delicado, uma palavra que não é mais larga ou longa que uma lâmina. É o que ela é: uma lâmina, uma navalha. Ela corre pelo centro da sua vida, cortando tudo em duas partes. Antes e depois. O restante do mundo cai em ambos os lados"

3 comentários:

  1. Olá eu li Delírio, e confesso que no começo achei tudo bem "sem pé, nem cabeça". Depois do meio ao fínal achei que fícou melhor! Eu ainda gostei bem mais do livro Antes que eu vá, que é da Lauren tb!!!!!!!!!Mas confesso que estou esperando a continuação!!!!! Beijuuuuus!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero ler o próximo só para saber se vai ficar melhor =P

      "Antes que eu vá" ainda não li. Mas pretendo ler em breve. Li rsenhas falando muito bem desse livro.

      Beijos ^^

      Excluir
  2. Ai que triste que você não amou.... =/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar no blog! Seu comentário será lido com todo o carinho e respondido o mais rápido possível =D

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.