Autor: Jane Austen
Ano: 2011
Número de Páginas: 256
Onde Comprar: | Compare Preços |
Muito Bom! |
"Se aventuras não acontecem a uma jovem em sua própria cidade, ela deve ir
buscá-las em outros lugares"
Catharine Morland nasceu e passou todos os seus 17 anos de vida vivendo na pequena e pacata cidade de Fullerton. Por isso quando recebe o convite de seus vizinhos, Sr e Sra Allen, apara viajar com eles para Bath, a jovem mais do que depressa aceita a oferta e parte em busca de novas aventuras.
No inicio a viagem se mostra pouco proveitosa, pois seus guardiões não teem conhecidos em Bath e é muito constrangedor para uma jovem ter de ir a um baile no qual não conhece ninguém. Porém para a felicidade de Catherine, a Sra. Allen reencontra uma velha amiga, a Sra Thorp, que tem filhas da idade de Catherine.
A jovem logo se encanta pelos modos e pela personalidade de Isabella Thorp, com quem faz amizade prontamente. As duas descobrem terem muito em comum e a cada dia que passam os sentimentos de uma pela outra só aumentam. Ainda mais depois que fica claro que o irmão de Catherine, James, está apaixonado por Isabella e que o irmãos desta, John Thorp, pretende conquistar o coração de Catherine.
Mas Catherine não parece muito disposta a entregar seu coração ao vaidoso e tolo Sr. Thorp, principalmente pelo fato de que ela está de olho outro rapaz, Henry Tilney.
"Quando o coração está de fato tomado por alguém, sei muito bem o quanto é
impossível ficar feliz com a atenção de qualquer outro. Tudo que não se
relaciona ao objeto amado é tão insonso, tão desinteressante!..."
Catherine não poderia estar mais feliz, ainda mais porque descobre que Northanger é uma abadia. A jovem que sempre fora apaixonada por livros de mistérios e prédios antigos coloca sua imaginação para funcionar e começa a se questionar sobre quais horrores encontrará atrás das portas da Abadia de Northanger.
Jane Austen tinha um dom. Sempre que pego para ler um de seus livros me pergunto como ela surpreenderá o leitor daquela vez.
"E agora posso abandonar minha heroína numa noite sem sono que é a sina de
todas as heroínas verdadeiras: um travesseiro cravado de espinhos e molhado de
lágrimas. E ela pode se considerar bastante feliz se no próximos três meses
conseguir dormir uma noite inteira"
Porém ele é mais divertido, mais engraçado, mais critico, mais exagerado. Catherine é a mais ingenua de todas as heroinas de Austen, John Thorp é o mais chato de todos os chatos já criado pela autora, Isabela é a mais açucara das amigas, os planos de Catherine para se aproximar de Henry são sempre frustrados das formas mais impensáveis, tudo neste livro é em exagero e por isso é extremamente engraçado.
O romance em si, ponto forte de Austen, fica em segundo plano, pois Catherina divaga tanto e tem tantos devaneios sobre coisas impossíveis de acontecer que passa mais tempo sonhando do que realmente realizando algo de concreto.
É também um livro diferente, porque Jane Austen interage mais com o leitor, fazendo comentários sobre seus personagens durante o livro.
Uma obra adorável e inesquecivel, como todos os livros de Jane Austen. Divertido, engraçado e com o bom-humor caracteristico desta autora, tão inteligente e sagaz.
Acredita que eu ainda não li nada da Jane Austen? Engraçado que eu nunca tinha ouvido falar desse livro antes, e ele parece ser tão bom! Já entrou para a minha lista de "desejados" da autora (mas está atrás do orgulho e preconceito, é claro)!
ResponderExcluirÓtima resenha, parabéns :)
Abraços,
http://leitorasanonimas.com
Quero ler esse livro!
ResponderExcluirEu li até agora Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito e Persuasão, agora quero ler esse, parece ótimo!
Achei interessante isso da Jane Austen interagir com o leitor, fazendo comentários sobre seus personagens durante o livro.
Bjus
Gisele
Dicas da Gi